terça-feira, 29 de outubro de 2013

       Tutor iniciante ...  

         Minha primeira experiência como tutora foi em um curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado, parceria UFC/UAB. Foi um grande desafio! 
          Apesar do curso fornecer o todo material eu tinha que planejar e organizar os encontros presenciais. Era o momento onde pensava de que forma poderia estimular os cursistas/alunos diante das adversidades próprias de um curso à distância.
          A turma era parceira e muito envolvida. O curso foi teve a duração de um ano e meio. A principal dificuldade foi a inabilidade de alguns alunos com a tecnologia, ferramenta. Para superação tivemos que manter um canal de diálogo constante e alguns encontros extras.

         A modalidade EAD me proporcionou uma aprendizagem diferente de um curso totalmente presencial. Penso que não há como definir qual modalidade é a melhor, mas sim que são experiências diferentes que nos enriquecem e nos aperfeiçoam profissionalmente.
        Valeu a pena!!

O início




Depois do curso inicial de formação, fui lotada em uma turma do Curso de Letras - Português da Universidade Federal do Ceará, em Ubajara, na disciplina de Estudos sócio-históricos e culturais da Educação. Fiquei muito empolgada com a possibilidade de trabalhar pela primeira vez numa turma de graduação.

Preparei  as aulas, arrumei a mala e parti para conhecer pessoalmente os alunos, embora com receio de ir à um município distante, o qual nunca havia visitado.

Chegando lá, pude conhecer a realidade A turma era animada, interessada e muito acolhedora. Não lembro muito bem, mas acho que estavam no 4º semestre. Percebi que apesar das dificuldades (acesso ao polo e à internet, tempo para estudar, condições do polo...) eles estavam ali buscando atingir um objetivo: um curso de graduação -mesmo que não pretendessem atuar na área - e se dedicavam à isso. A partir daí passei a valorizar ainda mais a turma.

Os encontros sempre foram muito tranquilos, não houve desistência nem reprovação.

Foi uma experiência muito interessante, aliás, todas as outras também foram. Trago de cada uma marcas que ampliam as expectativas e ideais para as que virão.

Pretendo continuar experimentando a tutoria em Ead por bastante tempo.





segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Desafio da Tutoria à Distância

A primeira vez  como tutora...Foi espetacular.
Fiquei responsável pela orientação de TCC de cinco alunas do curso de Pedagogia, no polo de Quixeramobim da Universidade Estadual do Ceará.
 Esta experiência me trouxe muitos aprendizados. E um deles foi aprender a lidar com alunos que plagiam. 
Ao me deparar com uma situação assim, busquei orientação da minha coordenadora que disse: 
"Diga não, mas procure não magoar "
Tarefa hercúlea, pois a única forma imaginável de realizar esta proeza era elogiar o que a aluna (que era diretora de uma escola) realizara até ali, porém não deixar de apontar o plágio.  
Então foi isso o que fiz e escrevendo à aluna fiz uma revisão do seu trabalho e colei ao lado de cada parágrafo a fonte/link de onde havia plagiado.  
Eu lhe disse: "quando achar que o texto de outra pessoa está perfeito e que você não conseguirá se expressar tão bem, utilize o que essa pessoa disse, usando aspas. A isso se chama fazer citação bibliográfica."
Resultado - a aluna não gostou e me enviou novamente o trabalho acrescentando mais 12 (!) páginas plagiadas.  
Mantendo-me firme no meu propósito, elogiei-lhe o avanço nas páginas, ao mesmo tempo que prontamente defini  para ela o conceito e as implicações éticas e jurídicas do plágio.
Após estas recomendações, ela ainda tentou inutilmente convencer-me de que seguira a orientação do seu psicólogo (!), pois se recuperava de uma perda familiar. E anunciou no município estar desistindo do curso.  
Mas na aula presencial lá estava ela, com seu texto refeito e sem plágio algum.
Orientar esta aluna foi desafiante, justamente por ter que ser firme e ao mesmo tempo compreensiva.

Olá a todos! Ainda não assumi uma turma de EAD como tutor. Mas, em breve, estarei tendo essa experiência.
 Acredito que tal momento será de extrema importância, pois irá acrescentar à minha prática como professor um valor educativo maior. Não só por que estarei em contato com ferramentas educativas voltadas ao mundo virtual, mas, por conduzir o ensino e a aprendizagem de uma forma mais leve e maleável. 
O espaço da sala de aula será o físico e a tela do computador. Haverá uma interatividade maior entre mim e meus alunos.

Minha experiência de ser tutor do ensino a distância

Minha primeira experiência como tutor da UFC virtual aconteceu no começo desse ano em Juazeiro do Norte.
Foi uma grande conquista e um grande aprendizado. Vi uma outra realidade nas vistas presenciais, e pude perceber as dificuldades que os alunos da UFC virtual têm em administrar o tempo e na dificuldade de manejar as ferramentas da internet.
Foi um intenso aprendizado para mim, pois estou acostumando a presença do professor em sala de aula. E acho que a interação dentro de sala de aula fundamental para o desenvolvimento do aluno.
Meus conceitos tiveram que passar por uma profunda mudança de paradigma.
E depois do primeiro encontro presencial, eu senti que a relação com os alunos ficou mais forte, e acredito que se houvessem outros encontros presenciais (houve apenas dois encontros), talvez a qualidade da relação professor-aluno tivesse sido melhor.
Toda a experiência foi válida para mim, pois me possibilitou ver outras realidades e a conhecer pessoas com muito potencial.
A experiência como tutor veio apenas reforçar a certeza que tenho que minha vocação é ser professor.
Não tenho uma opinião fechada e absoluta sobre o ensino a distância, acho que a teoria darwiniana estabelece essas tentativas evolutivas de tudo nesse mundo. As adaptações para a construção de um outro modelo de ensino é o que eu vejo se desenvolvendo. E tudo ainda está passando por essa etapa de desenvolvimento, e fico feliz de fazer parte desse momento.


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sejam todos muito bem-vindos. Usaremos este espaço para conversarmos sobre nossas atividades, postar comentários, compartilhar vídeos, imagens e textos diversos. Nosso espaço de aprendizagem e interação.