segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Desafio da Tutoria à Distância

A primeira vez  como tutora...Foi espetacular.
Fiquei responsável pela orientação de TCC de cinco alunas do curso de Pedagogia, no polo de Quixeramobim da Universidade Estadual do Ceará.
 Esta experiência me trouxe muitos aprendizados. E um deles foi aprender a lidar com alunos que plagiam. 
Ao me deparar com uma situação assim, busquei orientação da minha coordenadora que disse: 
"Diga não, mas procure não magoar "
Tarefa hercúlea, pois a única forma imaginável de realizar esta proeza era elogiar o que a aluna (que era diretora de uma escola) realizara até ali, porém não deixar de apontar o plágio.  
Então foi isso o que fiz e escrevendo à aluna fiz uma revisão do seu trabalho e colei ao lado de cada parágrafo a fonte/link de onde havia plagiado.  
Eu lhe disse: "quando achar que o texto de outra pessoa está perfeito e que você não conseguirá se expressar tão bem, utilize o que essa pessoa disse, usando aspas. A isso se chama fazer citação bibliográfica."
Resultado - a aluna não gostou e me enviou novamente o trabalho acrescentando mais 12 (!) páginas plagiadas.  
Mantendo-me firme no meu propósito, elogiei-lhe o avanço nas páginas, ao mesmo tempo que prontamente defini  para ela o conceito e as implicações éticas e jurídicas do plágio.
Após estas recomendações, ela ainda tentou inutilmente convencer-me de que seguira a orientação do seu psicólogo (!), pois se recuperava de uma perda familiar. E anunciou no município estar desistindo do curso.  
Mas na aula presencial lá estava ela, com seu texto refeito e sem plágio algum.
Orientar esta aluna foi desafiante, justamente por ter que ser firme e ao mesmo tempo compreensiva.

Um comentário:

  1. Rita,
    iniciar já enfrentando esse tipo de situação não deve ter sido fácil. Gostei muito de sua postura. O ideal é mesmo encontrar o equilíbrio. Muito boa a dica: "Diga não, mas sem magoar".

    ResponderExcluir