As ações didáticas do tutor (antes, durante e depois)
Acredito que a primeira ação seria justamente conhecer o conteúdo a ser ensinado aos alunos, mesmo que seja um assunto já muito estudado e debatido, sempre existe algo que possamos aprender melhor. Um estudo atento sobre o que está sendo feito de novo.
Conhecer um pouco os alunos também é algo que não abro mão. Ter um pouco de empatia faz com que o conhecimento possa ser transmitido com maior facilidade.
Durante o período de aprendizado é importante o professor ser flexível para deixar que outros assuntos possam ser abordados dentro da aula, para até melhor perceber como os alunos estão sendo instigados a pensar criticamente e até onde esse pensamento crítico está sendo desenvolvido para além do assunto estudado.
Depois acredito que a troca e o feedback algo que acrescenta e ajuda a melhorar o trabalho que será repetido com outras turmas.
Sempre acontecerá esses momentos de troca e de desenvolvimento.
E nesses momentos que colocamos mais uma pedra de conhecimento nessa pequena ponte entre o professor e o aluno.
Oi Júlio,
ResponderExcluirConcordo com o que você disse sobre o fato de a empatia facilitar a transmissão do conhecimento. Também acho muito importante que o tutor faça estudos antes de iniciar uma disciplina para que tenha segurança e possa repassar os conteúdos adequadamente (além de este ser um excelente momento para aprendermos um pouco mais). Abraço