segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Ações didáticas de tutoria
Como todo trabalho junto a alunos, o exercício da tutoria exige um preparo que chamamos de planejamento, o qual antecede aos momentos de interação virtual e presencial, bem como exige um momento posterior que se caracteriza como avaliativo. No entanto, a avaliação deve ser entendida como um processo que perpassa por toda ação do tutor (auto avaliação) e do aluno.
São inúmeras as ações didáticas de tutoria, mas vou tentar resumi-las no texto a seguir:
ANTES
É necessário ter propriedade das temáticas/conhecimentos que envolvem a disciplina a ser ministrada por meio de pesquisas e leitura dos módulos/aulas, conforme as abordagens teóricas propostas nas referências bibliográficas;
Conhecer o Projeto Pedagógico do curso, a ementa e a agenda da disciplina, bem como os prazos de início e encerramento das atividades virtuais e presenciais;
Fazer o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a fim de conhecer a equipe de trabalho (coordenadores, tutor presencial), sobretudo, os alunos.
DURANTE
Conhecer o perfil da turma verificando as apresentações dos alunos;
Enviar mensagens para todo o grupo, estimulando a participação nas atividades virtuais e presenciais, respondendo todas as mensagens recebidas dos alunos;
Iniciar e finalizar os fóruns com boas vindas e agradecimentos pelas participações;
Manter uma comunicação cordial e afetuosa com os alunos e a equipe de trabalho;
Contextualizar os temas e conteúdos das discussões;
Acompanhar as postagens dos alunos e responder com rapidez;
Estimular as discussões dos alunos norteando o debate para que não fujam do tema e provocando novos questionamentos de acordo com os objetivos das aulas;
Preparar os encontros presenciais e chats e estimular a participação dos alunos;
Corrigir as atividades virtuais e presenciais;
Informar as formas de avaliação e as notas dos alunos;
Cobrar as atividades em atraso e estimular a permanência do aluno;
Aplicar a prova final.
FINAL
Encerrar a disciplina informando a data de envio das notas das atividades e da prova final;
Agradecer a participação de todos os alunos na disciplina;
Concluir as correções de atividades virtuais e presenciais;
Concluir as avaliações das participações nos fóruns, chats, encontros presenciais;
Lançar as notas.
Verônica Maria Benevides Pedrosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Verônica. Vejo, pelo seu texto, que você dá muito importância à cordialidade e ao acompanhamento constante da turma. Sem dúvida, as ações citadas são necessárias para estimular a participação da turma e proporcionar um melhor entendimento entre turma e tutor.
ResponderExcluirAbraço