
É impossível falarmos de prática sem citar Paulo Freire.
Portanto, antes de descrevermos sobre a ação do tutor gostaríamos de compartilhar
um pensamento do nobre autor.
“Este é outro saber indispensável à prática docente. O saber da impossibilidade de desunir o ensino dos conteúdos da formação ética dos educandos. De separar prática de teoria, autoridade de liberdade, ignorância de saber, respeito ao professor de respeito aos alunos, ensinar de aprender. Nenhum destes termos pode ser mecanicistamente separado, um do outro.”
(FREIRE, 2002, P. 37)
Desta forma, a ação didática do tutor deve ser consciente, com
foco na aprendizagem de forma significativa e autônoma dos alunos. Para tanto,
pensamos que esse profissional deve:
- Ter conhecimento da disciplina/ material que irá ministrar para que sua autoridade seja baseada na competência e não na função que
- Aliar em todas as fases e atividades que disciplina propõe prática e teoria, fugindo assim de um ensino mecanicista;
- Cuidar para que o primeiro contato com a turma, seja virtual ou presencial, seja agradável, motivador e baseado no respeito às vivencia de ambos;
- Estimular a participação nos fóruns tendo em vista ser este o espaço de maior troca de experiências, reflexões e ampliação dos conhecimentos;
- Reconhecer e valorizar os saberes produzidos pelos alunos;
- Conduzir a turma para uma reflexão mais crítica sobre os temas/conteúdos abordados;
- Ser sempre o ponto de apoio dos alunos;
- Avaliar continuamente, dando feedback sobre o desempenho de cada aluno e deixando claro os critérios dessa avaliação.
Considero outro aspecto importante é troca com outros
tutores e coordenadores, teremos a oportunidade de aperfeiçoarmos nossa prática
enquanto tutor através dessa interlocução constante.
Possivelmente este seja um bom começo!
Muito bem, Alessandra. Gostei muito da imagem que você utilizou e do trecho citado de Paulo Freire. Todos os tópicos que você citou são muito importantes para o nosso trabalho. Destaco o que disse sobre a necessidade de valorizarmos os saberes produzidos pelos alunos, pois esse é um princípio fundamental para educação dialógica.
ResponderExcluirAbraço