As ações que envolvem os tutores podem ser divididas em três grupos: antes, durante e após a disciplina. Porém todas elas tem o mesmo objetivo, contribuir para o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. Entre as ações podemos destacar algumas imprescindíveis para a prática docente como tutor.
- Conhecer o projeto didático pedagógico do curso e o material didático da disciplina sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo específico da área.
- Participar das atividades de capacitação/avaliação de tutores propostas pelos coordenadores de disciplina.
- Auxiliar o professor Coordenador de disciplina em todas as suas funções, inclusive na capacitação e apoio aos tutores presenciais.
- Conhecer o cronograma de estudo e das avaliações da disciplina sob sua responsabilidade.
- Atender as consultas dos estudantes, sempre ajudando-os a encontrar a resposta, certificando-se de que a dúvida foi sanada.
- Orientar, através da prática, para a metodologia de educação à distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia de aprendizagem.
- Orientá-los sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos para a aprendizagem.
- Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas etc.
- Auxiliar o professor coordenador de disciplina na oferta de oportunidades de aprendizagem através da plataforma (fórum, 'chats', construção de páginas da disciplina, formação de grupos de estudo virtuais, etc).
- Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua disciplina na plataforma.
- Auxiliar o professor coordenador de disciplina na elaboração, preparação e teste de atividades práticas presenciais.
- Comunicar-se com os estudantes ausentes nas avaliações por mensagens/ e-mail / telefone, encorajando-os a recorrer à tutoria à distância / presencial como um auxílio no processo de aprendizagem.
- Participar de encontros, atividades culturais, vídeo-conferências e seminários presenciais programados pela coordenação do curso.
- Cumprir com pontualidade os horários de atendimento aos estudantes, bem como as tarefas designadas pela Coordenação do Curso.
- Participar da correção das avaliações tanto presenciais como a Distância bem como da elaboração de gabaritos.
- Acompanhar periodicamente a participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações e encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos das disciplinas e respectivo material didático.
É importante lembrar que as Instituições de Ensino podem definir as atribuições dos tutores no Edital de seleção, o que possibilita autonomia da instituição.
Ser tutor é ser professor.
Elizangela Vale
Oi Elizângela.
ResponderExcluirMuito bem, você destacou um aspecto bem relevante em nosso trabalho: a participação, ou seja, o interesse que devemos ter de conhecer melhor o andamento da disciplina e conhecer não apenas para conhecer, mas com o intuito de encontrar condições de melhorar cada vez mais nossa prática docente.
Abraço