FASES DA MEDIAÇÃO NA TUTORIA
Realizar a tutoria é mediar os
saberes atitudinais, conceituais e procedimentais com interatividade observando
as fases que vai do antes durante e depois da disciplina.
Situação do Antes
Conhecer o projeto pedagógico do curso e a
ementa da disciplina.
Estudar o conteúdo para ter domínio e fazer a
mediação tanto na aula presencial como no AVA dos saberes conceituais que é a
fundamentação teórica da disciplina, pois os alunos precisam iniciar e cursar a
disciplina sabendo para que, o que e o
porque de estarem estudando a disciplina e como vão utilizar esses saberes em
sua prática.
Pesquisar estratégias metodológicas
como vídeos, textos, livros, sites para indicar como sugestões para os alunos
enriquecerem a construção do seu conhecimento.
Situação do Durante
Conhecer os participantes da disciplina
para que a comunicação tenha fluidez.
Realizar no início uma avaliação
diagnóstica para ver em que nível estão
os alunos de modo que haja de forma prazerosa a participação dos atores do processo de ensino e aprendizagem e uma aprendizagem
colaborativa com os alunos e entre os alunos.
Incentivar os alunos a
contribuírem também com sugestões de leituras, dessa forma a reciprocidade se
evidencia nesse processo de aprendizagem colaborativa com a intencionalidade
que fazem parte dos saberes procedimentais.
Acompanhar cada aluno de per si, quer no fórum,
chats e postagem de portfolio, descobrir
suas habilidades e competências assim
como desenvolvê-las naqueles que
apresentam limitações na disciplina, e nessa sensibilidade o tutor consegue
conhecer os seus alunos.
Cuidar do aluno que demora
acessar, fazer um chamamento e costumo fazer esse refrão da música do Moacir
Franco, é o novo, hein Flávio, mas funciona : cadê você, cadê você, não acessou! Tem sido bom, o aluno percebe
que o tutor sentiu sua falta, está se
importando com ele, motivá-lo a acompanhar a disciplina é um modo carinhoso, a
motivação faz parte dos saberes atitudinais do tutor.
Acompanhar os alunos na leitura
dos textos, e isso se vê bem nos fóruns, e é nesse momento que se inicia a
avaliação contínua e formativa em que se regula a aprendizagem. E o tutor que
já está com o domínio dos textos pode ressaltar no fórum citações desses textos e
instigar a discussão do assunto. Essa mediação didática ela é muito rica
pois motiva o aluno a ter a responsabilidade de estudar o seu material didático para poder ter conhecimento na discussão com propriedade o assunto estudado. O aluno
que não ler e nem estuda tem dificuldades de dar sua participação nas
discussões.
Cuidar das postagens tanto no
fórum como portfólio em relação ao plágio, conscientizar, investigar o plágio e
mostrar para o aluno que o tutor sabe de
que fonte ele plagiou, combater mesmo, pois se amenizar se torna um vício e muito
prejudicial para a formação acadêmica e humana do aluno.
Situação do Depois
A hora da culminância da tutoria do
que foi aprendido através de uma avaliação diagnóstica, do antes e do agora em
relação ao grau de conhecimento que os alunos encerraram a disciplina e das
experiências e desafios que se teve como tutor na disciplina. É a questão do
ser e estar. Como era e como sou e como estou. Essa avaliação vale tanto para o
aluno como para o tutor.
Dá-se então a avaliação somativa que
se vincula na verificação se os
resultados pretendidos foram alcançados
no grau de aprendizagem de cada um. É a hora
da prestação de contas de modo qualitativo e quantitativo da aprendizagem, às vezes peço
para o aluno dar a sua própria nota e faço a avaliação com justificativas em pontos positivos e negativos e no que o aluno precisa melhorar, assim como
parabenizo pelo boa participação e o bom resultado da aprendizagem.
Referência
COLL. C; POZO.I.J;SARABIA,B;VALLS.
E. Os Conteúdos na Reforma: Ensino e
aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Trad. Beatriz Affonso
Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Muito bom seu texto, Naíola. Muito bem escrito e as ações foram apresentadas de forma clara e objetiva (parabéns pela organização!).
ResponderExcluirGostei muito da maneira de chamar os alunos de volta através da música. Mostrar carinho e atenção pela turma, com certeza, faz toda diferença.
Um abraço