segunda-feira, 4 de novembro de 2013



FASES DA MEDIAÇÃO NA TUTORIA



Realizar a tutoria é mediar os saberes atitudinais, conceituais e procedimentais com interatividade observando as fases que vai do antes durante e depois da disciplina.
Situação do Antes
 Conhecer o projeto pedagógico do curso e a ementa da disciplina. 
 Estudar o conteúdo para ter domínio e fazer a mediação tanto na aula presencial como no AVA dos saberes conceituais que é a fundamentação teórica da disciplina, pois os alunos precisam iniciar e cursar a disciplina sabendo  para que, o que e o porque de estarem estudando a disciplina e como vão utilizar esses saberes em sua prática.
Pesquisar estratégias metodológicas como vídeos, textos, livros, sites para indicar como sugestões para os alunos enriquecerem a construção do seu conhecimento. 
Situação do Durante
Conhecer os participantes da disciplina para que a comunicação tenha fluidez.  
Realizar no início uma avaliação diagnóstica para ver em que  nível estão os alunos de modo que haja de forma prazerosa a participação dos  atores do processo de ensino e aprendizagem   e uma aprendizagem colaborativa com os alunos e entre os alunos.
Incentivar os alunos a contribuírem também com sugestões de leituras, dessa forma a reciprocidade se evidencia nesse processo de aprendizagem colaborativa com a intencionalidade que fazem parte dos saberes  procedimentais.
Acompanhar cada aluno de per si, quer  no fórum, chats e postagem de portfolio,   descobrir suas  habilidades e competências assim como desenvolvê-las  naqueles que apresentam limitações na disciplina, e nessa sensibilidade o tutor consegue conhecer os seus alunos.
Cuidar do aluno que demora acessar, fazer um chamamento e costumo fazer esse refrão da música do Moacir Franco, é o novo, hein Flávio, mas funciona : cadê você, cadê você, não acessou! Tem sido bom, o aluno percebe que o tutor sentiu sua  falta, está se importando com ele, motivá-lo a acompanhar a disciplina é um modo carinhoso, a motivação faz parte dos saberes atitudinais do tutor.
Acompanhar os alunos na leitura dos textos, e isso se vê bem nos fóruns, e é nesse momento que se inicia a avaliação contínua e formativa em que se regula a aprendizagem. E o tutor que já está com o domínio dos textos pode  ressaltar no fórum citações desses textos e instigar a discussão do assunto. Essa mediação didática ela é muito rica pois  motiva  o aluno a ter a responsabilidade  de estudar o seu material didático  para poder ter conhecimento na discussão  com propriedade o assunto estudado. O aluno que não ler e nem estuda tem dificuldades de dar sua participação nas discussões.
Cuidar das postagens tanto no fórum como portfólio em relação ao plágio, conscientizar, investigar o plágio e mostrar para o aluno  que  o tutor  sabe  de que fonte ele plagiou, combater mesmo, pois se amenizar se torna um vício e muito prejudicial para a formação acadêmica e humana do aluno.  
Situação do Depois
A hora da culminância da tutoria do que foi aprendido através de uma avaliação diagnóstica, do antes e do agora em relação ao grau de conhecimento que os alunos encerraram a disciplina e das experiências e desafios que se teve como tutor na disciplina. É a questão do ser e estar. Como era e como sou e como estou. Essa avaliação vale tanto para o aluno como para o tutor.
Dá-se então a avaliação somativa que se vincula  na verificação se os resultados  pretendidos foram alcançados no grau de aprendizagem de cada um. É a hora  da prestação de contas de modo qualitativo  e quantitativo da aprendizagem, às vezes peço para o aluno dar a sua própria nota e  faço a  avaliação com justificativas em  pontos positivos e negativos e no que  o aluno precisa melhorar, assim como parabenizo pelo boa participação e o bom  resultado da aprendizagem.       
Referência
COLL. C; POZO.I.J;SARABIA,B;VALLS. E. Os Conteúdos na Reforma: Ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

       

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto, Naíola. Muito bem escrito e as ações foram apresentadas de forma clara e objetiva (parabéns pela organização!).
    Gostei muito da maneira de chamar os alunos de volta através da música. Mostrar carinho e atenção pela turma, com certeza, faz toda diferença.
    Um abraço

    ResponderExcluir