sexta-feira, 1 de novembro de 2013




Dentro da tutoria, como tutores, nossa ação didática tem que ser voltada para o ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Não é só mais uma aula, é a aula! Esse processo começa quando começamos a planejar nossa disciplina, pesquisando o material didático e a preparação para o encontro presencial.  A disciplina sendo bem planejada, com bons textos, vídeos, questionamentos e uma boa aula presencial, fará com que os alunos se sintam motivados a pesquisar para além do conteúdo ministrado em sala. Durante essa aula devemos fazer com que aquele conteúdo seja passado de forma clara e sucinta. Que algumas dúvidas dos alunos apareçam, mas, que coloquemos algumas também. Fazê-los refletir sobre o tema abordado faz com que procurem estudar mais o conteúdo e que descobram novos horizontes. Após isso, auxiliando-os durante a disciplina, devemos fazer um momento de reflexão da nossa práxis pedagógica. Acredito que fazendo uma avaliação autocrítica de como foi nosso momento como tutores, sendo na aula presencial ou no ambiente virtual, nos faz refletir e buscar melhorar sempre. 

2 comentários:

  1. Grande verdade ,pois considerando a distancia que percorremos para chegar aos polos as aulas devem estar bem planejadas, com recursos variados e com metodologias diversas isso evita constrangimento ao chegar no polo se não tiver um plano B.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vocês, Flávio e Hadassa. Para uma boa aula, é fundamental fazer um planejamento com antecedência: pensar nos recursos que serão utilizados, na forma como os conteúdos serão apresentados, nas maneiras de motivar o aluno e levá-lo a refletir sobre o assunto apresentado, etc.
    Um bom planejamento proporciona mais segurança ao professor e confiança aos alunos.
    Abraço

    ResponderExcluir