Podemos dizer que a docência é uma ação pedagógica, crítica e transformadora, direcionada de forma a se integrar dialeticamente ao concreto do educando, buscando transformá-lo. Para Masseto (1994), ensinar diz respeito a instruir, fazer saber, comunicar conhecimentos, mostrar, guiar, orientar, dirigir, desenvolver habilidades – verbos, portanto, que apontam para o professor enquanto agente principal e responsável pelo ensino.
Além disso, Freire (1987) aponta que um educador humanista, revolucionário deve orientar-se no sentido da humanização de ambos direcionadas para o pensar autêntico e não no sentido de doação, da entrega do saber; sua ação deve estar fundida da crença nos homens. A educação como prática de liberdade implica a negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim como também a negação do mundo como uma realidade ausente. Campos que ganham sentido na ação docente também da EaD. Considerando esses aspectos penso que para uma pratica pedagógica ser eficiente ela deve ser ponte que conduza, que leva ou orienta o saber.
Com base nos aspectos anteriormente citados, consideramos fundamental na ação docente o amor, tão bem ressaltados por Freire ao apontar ser amoroso ao educar quando coloca: “Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” Para além, aspectos como :domínio do conteúdo, ampla diversidade de ferramentas teóricas metodológicas, experiência, planejamento, recursos didáticos variados tornam qualquer atividade educativa prazerosa e tende a cumprir como os objetivos propostos para elas. Mas agora me deterei em alguns aspectos relevantes e pertinentes a atuação de tutoria, considerando que a mesma abrange o antes, o durante e o depois do encontro com os estudantes.
Antes da viagem para o encontro presencial, você deve:
1. Ter domínio do conhecimento da disciplina
2. Estudar e compreender todos os aspectos da disciplina- Cronograma, estratégias de avaliação, prazos, recursos disponíveis de mídia, links, parada obrigatória;
3. Participar de cursos de formação e aperfeiçoamento voltados para tutoria;
4. Participar ou conhecer o projeto político da disciplina;
5. Participar das reuniões de planejamento com o conteudista e coordenador da disciplina;
6. Solicitar e enviar ao coordenador da disciplina a ficha da viagem com seus dados para a compra da passagem (aérea ou terrestre) e para o recebimento da diária;
7. Apresentar-se a turma e marcar o encontro presencial;
8. Reservar o hotel ou a pousada na cidade-polo;
9. Enviar mensagens para os alunos, tutor e coordenador local confirmando sua aula e solicitando o material que necessitará para seu trabalho (cópias de textos, datashow, caixas de som).
10. Planejar suas aula definindo: recurso, metodologia, avaliação, estratégias.
11. Planejar um plano B e C para possíveis eventualidades.
12. Acompanhar se possível diariamente as ações on-line dos estudantes esclarecendo duvidas mantendo a interação e o apoio;
13. Responder em tempo hábil as consultas e duvidadas dos estudantes;
Considerei no entanto que aqui apontei alguns dos aspectos relevantes na atuação de um tutor embora tenha descoberto em minha pratica que podemos e estamos sempre começando, recomeçando, para começar e recomeçar num ciclo sem fim, visceral na busca de conhecer e aprender a cada dia. Nesse sentido o tempo não é o elemento mais forte, pois só consolidam aprendizagens que rompem as barreiras de livros, telas, encontro. Vivemos cada instante, cada encontro, cada despedida sabendo que somos eternos aprendizes, que se juntam cada vez em maior proporção no mundo e assim vivemos, aprendemos, somos.
Hadassa Barros
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Oi Hadassa,
ResponderExcluirGostei muito do seu texto. Destaco o que você disse sobre a formação humanista e sobre o interesse que devemos ter em educar nossos alunos de forma plena. Como já sabemos, nos dias de hoje não há mais espaço para a educação bancária, em que apenas repassamos informações sem levar em conta os saberes de nossos alunos. Enxergá-los como seres capazes de pensar e de formar opiniões faz com que repensemos nossa prática. E sabemos que nossas ações devem estar pautadas nesse novo modo de ver nossos alunos. Acho que você foi muito feliz em citar Paulo Freire antes de falar sobre as ações tutor.
Abraço