Segundo FAINHOLO (1997), as principais funções do tutor são:
- motivar, gerar confiança e promover a auto-estima do estudante para enfrentar os requisitos que o estudo-trabalho a distância implica;
- ajudar a superar eventuais dificuldades a fim de que o estudante permaneça e avance, respeitando seu estilo cognitivo e ritmo de aprendizagem;
- promover a comunicação bidirecional, formulando perguntas, desenvolvendo a capacidade de ouvir, dando informação de retorno;
- assessorar na utilização de diferentes fontes bibliográficas e de conteúdo; estratégias de trabalho intelectual e prático (cognitivas e metacognitivas); interação mediatizada com tecnologia etc.;
- supervisionar e corrigir trabalhos, informando os estudantes acerca dos seus sucessos.
Ainda segundo ARRUDA (2011), "ao término de cada fórum é indicado que o tutor faça um apanhado das principais ideias elencadas durante toda a interação/discussão ocorrida no mesmo, de maneira a construir uma síntese para os alunos, como se fosse uma síntese da semana de estudo sobre um assunto discutido.
Essa metodologia contribui para que o aluno compreenda que a sua participação no fórum estará a todo o momento sendo avaliada e, com isso, as suas postagens podem se configurar em produções cada vez mais ricas e estimulantes".
Como lembram ainda NEVES e COELHO (1999, p.117), a um tutor “são necessárias a sensibilidade, a afetividade e a receptividade, pois uma educação que se realiza a distância não significa que deva estar distanciada do relacionamento humano”.
Vídeo sobre Ações de Tutoria: http://sertutor.ldiufes.org/?p=1
REFERÊNCIAS:
ARRUDA, Durcelina
Ereni Pimenta. SOBRE
AS TEORIAS E PRÁTICAS DO TRABALHO DO TUTOR NA EDUCAÇAO A DISTÂNCIA.
NEVES, Maria Cristina Baeta; COELHO, Antônia Maria. A tutoria. Educação à Distância: A aprendizagem e a tutoria. Rio de Janeiro: Senac/DN, 1999.
FAINHOLO, Beatriz. La tutoria em la educación a distância: problemas Y recomendaciones. Tecnologia Educacional: Rio de Janeiro, 1995.
Oi Rita,
ResponderExcluirGostei das dicas (também acredito que se o aluno for continuamente avaliado - e tiver consciência disso - seu desempenho tende a melhorar cada vez mais). Também gostei das imagens e do vídeo.
Um abraço