sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Um recomeço.
Ao escolher a imagem acima objetivei ilustrar o momento marcante da minha trajetória como docente.
A primeira experiência como tutora foi no curso de formação para os candidatos a professores da rede estadual de ensino do Ceará, ofertado através do CESP.
Foi um momento de recomeço, a novidade era interagir com os alunos diariamente através dos fóruns e aprofundar os debates no encontro presencial. A EAD possibilitou e possibilita uma dinâmica que envolve não só a "ministração" de uma aula, mas sim um acompanhamento individual e coletivo que ultrapassa a barreira do espaço físico e tempo.
Desde então procurei ampliar minha participação na EAD seja como tutora ou aluna.
Os desafios surgem segundo Drummond como "pedras no caminho", porém as conquistas e superam. Observar turmas inteiras trocando informações, sugestões e dúvidas constantemente, enriquece a aprendizagem, além de contribuir para uma formação de qualidade.
Portanto o trabalho do tutor não se restringe a acessar uma plataforma de ensino e sim a assumir um compromisso com a qualidade da Educação.
Abraços.
Elizangela Vale
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Elisângela,
ResponderExcluirA interação é um elemento fundamental para a aprendizagem na EaD. Como você disse, nosso trabalho não se resume em acessar a plataforma e tirar dúvidas dos alunos. É muito importante estimular o diálogo, pois, dessa forma, estamos possibilitando uma aprendizagem bem mais significativa e resultados bem mais satisfatórios.
Abraço