segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dialogicidade em práticas interativas 

Para a EAD, entendermos o que Paulo Freire coloca sobre diálogo torna-se fundamental para que se consiga ultrapassar as barreiras da distância e o processo de aprendizagem ocorra da melhor maneira possível.

Amor: O diálogo na concepção de Freire é aplicável a qualquer modalidade de ensino, pois tem no seu ideal a aproximação professor e aluno e o desenvolvimento de uma relação igualitária na construção do conhecimento.

Humildade: Quando Paulo Freire coloca que o diálogo só pode existir se houver humildade isto implica em dizer que é necessário ser desenvolvido aspectos de respeito e colaboração entre os estudantes em espaços como fóruns, chats e outros trabalhos desenvolvidos em grupo no ambiente virtual.  

Fé nos homens: implica em acreditar que todos são capazes de chegar mais e a cada momento provocando-os  por meio de valorização de seus conhecimentos e questionamentos para que os mesmos possam continuar a criticar seus conhecimentos e construir novos o que irá proporcionar inclusive a capacidade de aprender a aprender e a autonomia.

Esperança: É a percepção de cada um sobre a consciência do inacabamento e da necessidade da interação coletiva entre as pessoas para que possam desenvolver-se.

Pensar crítico:Na EAD é fundamental a compreensão  de que não se é detentor de todo conhecimento e exatamente por isso deve interagir com o grupo e tutor para construírem o conhecimento a ser discutido.

Os elementos colocados por Paulo Freire não acontecem de maneira isolada, assim na EAD é necessário desenvolver estes aspectos não como habilidades isoladas e sim como elementos essenciais para o processo de aprendizagem durante todo o seu percurso no curso.



Um comentário:

  1. Oi Rosane,
    você disse algo muito importante sobre como os pilares de Paulo Freire se relacionam entre si, por isso não deve ser vistos como elementos estanques e sim complementares.

    ResponderExcluir