Dialogicidade em práticas interativas
Para a EAD,
entendermos o que Paulo Freire coloca sobre diálogo torna-se fundamental para
que se consiga ultrapassar as barreiras da distância e o processo de
aprendizagem ocorra da melhor maneira possível.
Amor: O diálogo na concepção de Freire é aplicável
a qualquer modalidade de ensino, pois tem no seu ideal a aproximação professor
e aluno e o desenvolvimento de uma relação igualitária na construção do
conhecimento.
Humildade: Quando Paulo Freire coloca que o diálogo só
pode existir se houver humildade isto implica em dizer que é necessário ser
desenvolvido aspectos de respeito e colaboração entre os estudantes em espaços
como fóruns, chats e outros trabalhos desenvolvidos em grupo no ambiente
virtual.
Fé nos homens: implica em acreditar que todos são capazes
de chegar mais e a cada momento provocando-os por meio de valorização de seus conhecimentos
e questionamentos para que os mesmos possam continuar a criticar seus
conhecimentos e construir novos o que irá proporcionar inclusive a capacidade
de aprender a aprender e a autonomia.
Esperança: É a percepção de cada um sobre a
consciência do inacabamento e da necessidade da interação coletiva entre as
pessoas para que possam desenvolver-se.
Pensar crítico:Na EAD é
fundamental a compreensão de que não se
é detentor de todo conhecimento e exatamente por isso deve interagir com o
grupo e tutor para construírem o conhecimento a ser discutido.
Os elementos
colocados por Paulo Freire não acontecem de maneira isolada, assim na EAD é
necessário desenvolver estes aspectos não como habilidades isoladas e sim como
elementos essenciais para o processo de aprendizagem durante todo o seu
percurso no curso.
Oi Rosane,
ResponderExcluirvocê disse algo muito importante sobre como os pilares de Paulo Freire se relacionam entre si, por isso não deve ser vistos como elementos estanques e sim complementares.