Freire (1987) aponta que um educador
humanista, revolucionário deve orientar sua pratica no sentido da humanização
de seus educandos ao mesmo tempo em que se humaniza. Para tanto deve basear sua
ação no pensar autêntico, não no sentido de doação, da entrega do saber,
mas de fundir a crença nos homens, exigindo assim de nossos educadores o
desenvolvimento do companheirismo com seus estudantes. Para Freire, a educação
como prática de liberdade implica na negação do homem abstrato, isolado, solto,
desligado do mundo, assim como também a negação do mundo como uma realidade
ausente.
Considerando esses aspectos acredito ser fundamental no
processo educativo presencial ou virtual os cinco pilares do diálogo Freiriano
a saber: Amor, humildade, fé nos homens, pensar critico e esperança.
Desenvolver a integralidade do sujeito embasados nesses
pilares traz para ordem do dia a reflexão sobre a pratica, a reflexão sobre o
modo de fazer educação e que propósitos temos ao fazê-la. Nesse sentido, posso
dizer que a docência é uma ação pedagógica, crítica e transformadora,
direcionada de forma a se integrar dialeticamente ao concreto do educando,
buscando transformá-lo.
Para Masseto (1994), ensinar
diz respeito a instruir, fazer saber, comunicar conhecimentos, mostrar, guiar,
orientar, dirigir, desenvolver habilidades – verbos, portanto, que apontam para
o professor enquanto agente principal e responsável pelo ensino.
Edgar Morim no texto Os sete saberes necessários à educação
do futuro amplia esse debate com o que ele chama de setes buracos negros da
educação; para Morim esses buracos são ignorados ou fragmentados nos programas
educativos e devem ser colocados no centro das preocupações sobre a formação
dos educadores. Conhecimento, Conhecimento Pertinente, Identidade Humana,
Compreensão Humana, Incerteza, Condição Planetária, Atropo-Ética são aspectos
que se observados nos dias atuais remodelam a ação pedagógica e dão ao ambiente
escolar virtual ou presencial a característica humana e embolsam sentido quando
se integram ao pensamento e são capazes de transformar e renovar
concepções fragmentadas e divididas ampliando a visão
de mundo e da realidade que nos cerca.
Como professores tutores virtuais, fico feliz por perceber
que dentro desse contexto nossa ação torna-se ainda mais proeminente e
modernizada por utilizar as diferentes possibilidades de transmissão em massa
por uso das tecnologias digitais como tablets, palmtop, celulares, PC enfim o
uso dos equipamentos de mídia e dos recursos da internet nos aponta um novo
campo como educadores: a formação integral do sujeito.
Enfim para Freire “O diálogo é,
portanto, o caminho que aproxima professores e estudantes em qualquer que seja
o cenário educacional.”
Hadassa,
ResponderExcluirseus comentários são, sem dúvida, muito pertinentes. A importância de o professor desenvolver uma relação de companheirismo com seus alunos é realmente muito importante. Dos verbos citados, destaco "guiar" e "orientar", pois estão entre as principais funções de um bom educador. Gosto muito dos texto de Edgar Morin, muito apropriados para nossas discussões. Também gostei da imagem selecionada.
Parabéns pelo texto.