segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Diálogo, o caminho que aproxima





Freire (1987) aponta que um educador humanista, revolucionário deve orientar sua pratica no sentido da humanização de seus educandos ao mesmo tempo em que se humaniza. Para tanto deve basear sua ação no pensar autêntico,  não no sentido de doação, da entrega do saber, mas de fundir a crença nos homens,  exigindo assim de nossos educadores o desenvolvimento do companheirismo com seus estudantes. Para Freire, a educação como prática de liberdade implica na negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim como também a negação do mundo como uma realidade ausente.

Considerando esses aspectos acredito ser fundamental no processo educativo presencial ou virtual os cinco pilares do diálogo Freiriano a saber: Amor, humildade, fé nos homens, pensar critico e esperança.

Desenvolver a integralidade do sujeito embasados nesses pilares traz para ordem do dia a reflexão sobre a pratica, a reflexão sobre o modo de fazer educação e que propósitos temos ao fazê-la. Nesse sentido, posso dizer que a docência é uma ação pedagógica, crítica e transformadora, direcionada de forma a se integrar dialeticamente ao concreto do educando, buscando transformá-lo.

Para Masseto (1994), ensinar diz respeito a instruir, fazer saber, comunicar conhecimentos, mostrar, guiar, orientar, dirigir, desenvolver habilidades – verbos, portanto, que apontam para o professor enquanto agente principal e responsável pelo ensino.

Edgar Morim no texto Os sete saberes necessários à educação do futuro amplia esse debate com o que ele chama de setes buracos negros da educação; para Morim esses buracos são ignorados ou fragmentados nos programas educativos e devem ser colocados no centro das preocupações sobre a formação dos educadores. Conhecimento, Conhecimento Pertinente, Identidade Humana, Compreensão Humana, Incerteza, Condição Planetária, Atropo-Ética são aspectos que se observados nos dias atuais remodelam a ação pedagógica e dão ao ambiente escolar virtual ou presencial a característica humana e embolsam sentido quando se integram ao pensamento e são capazes de  transformar e renovar concepções    fragmentadas e divididas  ampliando a visão de mundo e da realidade que nos cerca.

Como professores tutores virtuais, fico feliz por perceber que dentro desse contexto nossa ação torna-se ainda mais proeminente e modernizada por utilizar as diferentes possibilidades de transmissão em massa por uso das tecnologias digitais como tablets, palmtop, celulares, PC enfim o uso dos equipamentos de mídia e dos recursos da internet nos aponta um novo campo como  educadores: a formação integral do sujeito.

Enfim para Freire “O diálogo é, portanto, o caminho que aproxima professores e estudantes em qualquer que seja o cenário educacional.”



Um comentário:

  1. Hadassa,
    seus comentários são, sem dúvida, muito pertinentes. A importância de o professor desenvolver uma relação de companheirismo com seus alunos é realmente muito importante. Dos verbos citados, destaco "guiar" e "orientar", pois estão entre as principais funções de um bom educador. Gosto muito dos texto de Edgar Morin, muito apropriados para nossas discussões. Também gostei da imagem selecionada.
    Parabéns pelo texto.

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