domingo, 1 de dezembro de 2013

O Diálogo e a Orquestra

O diálogo gera o entendimento entre os homens, desperta a afetividade, faz desaparecer o medo a incerteza, faz nascer a esperança de novos tempos, porque  podemos  olhar e ver o outro ouvir e escutar  e sentir o outro. É o exercício da alteridade, em que se consegue compreender o outro. Uma das ferramentas do diálogo é o silêncio,  que dá lugar para a humildade agir.  Respeitar as ideias, o jeito de ser e de agir do outro. O diálogo dá a vez para o outro, deixa o outro expressar o que tem dentro de si.  Essa relação se consolida bem  entre o aluno e professor e também durante  o nosso cotidiano.Na escola tradicional só o professor fala, e o aluno não tem a sua hora para falar. Nessa nova forma de aprender e ensinar,  é indispensável que o aluno exerça o seu papel de participante, sujeito do processo.
Olá colegas, compartilho  esse vídeo riquíssimo, penso que essa orquestra revela o significado da existência da dialogicidade  em EaD, e três pontos quero ressaltar em relação a orquestra e a EaD. A melodia, harmonia,sintonia.
Na melodia cada som tem a sua identidade,o exercício da autonomia, cada um toca o melhor que pode e sabe, não para abafar o outro, mas contribuir para que o brilho da orquestra possa ser perfeito e  rico. Mas a variedade de sons se desenvolve de uma forma ordenada com a missão de apresentar a música, o diálogo nas diferenças .
A harmonia é a união de diferentes sons, que se comunicam, se articulam nas notas musicais com objetivos comuns, a fé nos homens  em que o outro vai conseguir tocar sem destonar, por isso não há policiamento, tudo leve. É o respeito às diferenças, diversidades na obtenção dos resultados, diálogo  e a alteridade que produz respeito para alcançar resultados..
A sintonia convida a interação como parceria, o compartilhar, o ouvir a afinação com o outro gera a humildade Penso que em uma orquestra tem muita alteridade, o respeito mútuo, esperar o outro, deixar o outro sobressair,aparecer,silenciar na hora certa, uma vez que o outro vai fazer a sua apresentação cada um tem a sua vez, penso que são valores a considerar em uma relação professor aluno tanto na aula presencial como no Ambiente virtual de aprendizagem.  
Quanto ao maestro apesar de jovem, articulou com sensibilidade e liderança com cada músico e em cada instrumento e em dualidade com o coral que este teve a reflexividade de sua hora, de cantar com orquestra. E que de uma forma bem complexa porém rica conduziu a regência. Equilíbrio no diálogo. Saber o que cada um vai fazer e está fazendo e se está indo tudo conforme a partitura, é ter o conhecimento, domínio pleno e gerenciamento das ações e atuações em uma orquestra. Penso que são pontos a refletir na dialogicidade que o aluno tanto espera  e nós professores como mediadores devemos cultivar,  vamos continuar aprendendo a respeito da EaD.
Abs!

Naíola
Texto: David,P.B.; Castro Filho,J.A.  Dialogicidade em práticas interativas da área de exatas.

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