O diálogo gera o entendimento
entre os homens, desperta a afetividade, faz desaparecer o medo a incerteza,
faz nascer a esperança de novos tempos, porque podemos olhar e ver o outro ouvir e escutar e sentir o outro. É o exercício da alteridade,
em que se consegue compreender o outro. Uma das ferramentas do diálogo é o silêncio,
que dá lugar para a humildade agir. Respeitar as ideias, o jeito de ser e de agir
do outro. O diálogo dá a vez para o outro, deixa o outro expressar o que tem
dentro de si. Essa relação se consolida
bem entre o aluno e professor e também
durante o nosso cotidiano.Na escola tradicional
só o professor fala, e o aluno não tem a sua hora para falar. Nessa nova forma
de aprender e ensinar, é indispensável
que o aluno exerça o seu papel de participante, sujeito do processo.
Olá colegas, compartilho esse vídeo riquíssimo, penso que essa
orquestra revela o significado da existência da dialogicidade em EaD, e três pontos quero ressaltar em
relação a orquestra e a EaD. A melodia, harmonia,sintonia.
Na melodia cada som tem a sua
identidade,o exercício da autonomia, cada um toca o melhor que pode e sabe, não
para abafar o outro, mas contribuir para que o brilho da orquestra possa ser perfeito
e rico. Mas a variedade de sons se
desenvolve de uma forma ordenada com a missão de apresentar a música, o diálogo
nas diferenças .
A harmonia é a união de
diferentes sons, que se comunicam, se articulam nas notas musicais com
objetivos comuns, a fé nos homens em que
o outro vai conseguir tocar sem destonar, por isso não há policiamento, tudo
leve. É o respeito às diferenças, diversidades na obtenção dos resultados,
diálogo e a alteridade que produz
respeito para alcançar resultados..
A sintonia convida a interação
como parceria, o compartilhar, o ouvir a afinação com o outro gera a humildade Penso
que em uma orquestra tem muita alteridade, o respeito mútuo, esperar o outro,
deixar o outro sobressair,aparecer,silenciar na hora certa, uma vez que o outro
vai fazer a sua apresentação cada um tem a sua vez, penso que são valores a
considerar em uma relação professor aluno tanto na aula presencial como no Ambiente
virtual de aprendizagem.
Quanto ao maestro apesar de
jovem, articulou com sensibilidade e liderança com cada músico e em cada
instrumento e em dualidade com o coral que este teve a reflexividade de sua
hora, de cantar com orquestra. E que de uma forma bem complexa porém rica conduziu a regência. Equilíbrio no diálogo. Saber o que cada um vai fazer e
está fazendo e se está indo tudo conforme a partitura, é ter o conhecimento, domínio
pleno e gerenciamento das ações e atuações em uma orquestra. Penso que são
pontos a refletir na dialogicidade que o aluno tanto espera e nós professores como mediadores devemos cultivar, vamos continuar aprendendo a respeito da
EaD.
Abs!
Naíola
Texto: David,P.B.; Castro Filho,J.A. Dialogicidade em práticas interativas da área de exatas.
Texto: David,P.B.; Castro Filho,J.A. Dialogicidade em práticas interativas da área de exatas.
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